1/10/2007

O NOME DE DEUS

Texto Bíblico: Ex. 3.1-22

• Moisés com seu sogro Jetro;
• Vai apascentar rebanhos nos Sinai (Horebe) – Sinai significa rochedo ; Horebe significa seco, deserto.
• O Sinai é formado por uma cadeia de rochas altíssimas, que criam grandes vales entre as montanhas. Assim, qualquer barulhinho ecoava e formava altíssimos sons. Os antigos diziam que estes sons eram de deuses caídos que estavam presos entres as rochas do Sinai.
• Estes deuses, diziam eles, se manifestavam através do fogo, entre os vales e nas cavernas.
• Naquela região, existiam pequenos ribeiros chamados wadis, rios sazonais, que apareciam na época das águas e desapareciam na seca.
• Assim, pequenos arbustos cresciam à beira desses rios e secaram com sua seca. Devido ao forte calor, estes arbustos secos se queimavam.
• Por isso, quando Moisés vê o arbusto queimando, não se assusta. O que deixa intrigado é que o mesmo não se consumia.
• Quando ouviu a voz, não temeu, devido à crença da manifestação de deuses naquela região.
• Moisés só cai em si quando ouve a voz falar de seus antepassados. Nesta hora, Moisés entende que falava alguém importante.
• Deus se revela através de seu nome.

1) O nome demonstra a essência

“Entre os povos primitivos e do antigo oriente, o nome denota a essência de algo: chamar algo pelo nome é conhecê-lo e, por conseguinte, possuir poder sobre ele”.
A essência total da pessoa concentrava-se em seu nome.
O nome de um deus no mundo antigo encerrava poder e podia ser perigoso ou beneficente. Assim, era importante conhecer o nome do deus.


2) A invocação do nome

No AT, era necessário invocar o nome de Javé para aproximar-se dele (Sl. 3.1; 6.1; 7.1; 8.1; 12.1). No próprio NT, a invocação do nome era importante, como Cristo ensinou aos seus discípulos: “Pai nosso [...] santificado seja o teu nome (Mt. 6.9).
Quando Deus tomou a iniciativa de revelar-se, começou pronunciando o próprio nome: “Eu sou Javé” (Ex. 6.2 – “Falou mais Deus a Moisés e lhe disse: Eu sou o Senhor”; 20.1; 34.5-6 Gn. 35.11;).
Israel considerava o nome de Javé santo e insistia que ele não devia ser profanado (Lv. 22.2 – “Dize a Arão e aos seus filhos que se abstenham das coisas sagradas, dedicadas a mim pelos filhos de Israel, para que não profanem o meu santo nome. Eu sou o Senhor.”)
O nome de Javé substituía o próprio Deus, representando toda sua presença santa.

3) Significado e a importância do nome do Deus de Israel

O nome Javé parece vir de um verbo hebraico, hayah, ser, tornar-se. Assim temos algumas explicações para o nome de Deus:
• Eu sou;
• Aquele que é;
• Aquele que está;
• “Eu sou aquele que está para vós – presente de modo real e verdadeiro, pronto para ajudar e agir” .

A partir daí, pode-se entender que Javé estava dando segurança a Moisés ao afirmar “Estou contigo”. Pela revelação de seu nome, Javé (Eu Sou, ou Eu Serei) Deus estava prometendo sua presença a Moisés. Deus estaria com ele. Na grande comissão, Jesus prometeu estar com os discípulos sempre, até o fim dos tempos (Mt. 28.20).
Is. 7:14 – Imanu – El (Deus conosco; Deus junto de; Deus acompanhado a).
O propósito aqui é de Deus revelar a sua ação, nem tanto a sua essência, que não ficava presa ao seu título, mas aos seus atos.

4) O nome de Deus e sua presença

O nome de Deus representa sua essência, presença e poder. Talvez essa seja o motivo pelo qual o nome Javé ocorre com tanta freqüência (cerca de 6.700 vezes) no AT, enquanto Elohim ocorre 2.500 vezes.
Javé era o nome a ser cultuado.

5) Conclusão

A revelar seu nome a Moisés, e por sua vez a Israel, Deus escolhe ser descrito como “individuo”. Javé é pessoal, relaciona-se ao passado, presente e futuro.

• Deus, mostrando seu nome, deixa de ser um conceito e passa a ser alguém que anda com o homem;
• Ele está ao nosso lado.
• Como hoje poderíamos chamar o Deus que conhecemos?

Nenhum comentário: