1/10/2007

SABEDORIA, FÉ E PETIÇÃO

“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma. Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar...”
Tiago 1:2-6a

Como filho de Pastor que sou, sempre tenho em mente a busca dos propósitos de Deus para minha vida. Creio que com todos nós acontece a mesma coisa. Mas, volta e outra, sempre me encontro em situações difíceis, lutas, tribulações. Nestes momentos, este texto de Tiago tem me ajudado muito. O grande lance da vida cristã é tirar proveito de todas as situações à nossa volta. Tiago entendia isto muito bem, por isso pôde escrever de maneira tão objetiva sobre as lutas e provações.
Tiago diz que as lutas são propósitos de Deus na vida do Crente para seu crescimento e amadurecimento. Creio que nós, como filhos de pastores e líderes sabemos bem o que são as lutas. Por isso, creio que o texto de Tiago pode-nos ser útil na medida que entendamos o propósito de Deus em cada tribulação pela qual passamos.
Três palavras-chave me chamam a atenção: Sabedoria, fé e petição. Tiago, em meio ao seu discurso sobre provações, ordena-nos a pedir por sabedoria, com fé. Então, para entender bem o texto, devemos fazer três questionamentos para alcançarmos o conceito de perseverança que Tiago diz. Então, vamos ao primeiro: “O que é Sabedoria?”
A sabedoria no meio em que Tiago vivia, tinha um conceito diferente do que é às vezes hoje entendido, que está mais ligada ao conhecimento, estudos. A sabedoria que Tiago vai colocar aqui é "aquilo que capacita o justo a perseverar nas provas". Provérbios 4:7 diz assim: " O conselho da sabedoria é: Procure obter sabedoria; use tudo o que você possui para adquirir entendimento".
Que tipo de sabedoria está na mente de Tiago quando ele fala a respeito de adquirir, que tipo de sabedoria ele tem em mente?
No mundo hebreu, a busca da sabedoria não estava em especular sobre conhecimentos universais ou naturais (como os filósofos gregos) porque o pensamento dos hebreus nunca foi especulativo nesse sentido, sempre foi moral. Eles criam num Deus pessoal que se manifestava aos homens mostrando seu querer. Descobri um conceito muito bom de sabedoria em um livro que eu li e que está escrito assim: "A percepção da vontade de Deus e do modo pela qual ela deve ser aplicada na vida é conferida a sabedoria". Então sabedoria "é a percepção da vontade de Deus e o modo pela qual ela ( a vontade de Deus) deve ser aplicada na vida". É esse tipo de sabedoria que Tiago tem em mente.
Bem, após esta primeira questão resolvida, vamos a Segunda: “o que é fé?”
Automaticamente, ligamos fé à crença, à crer, ou até usamos textos bíblicos, como Hebreus 11:1 – “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”. Só que, biblicamente, o conceito de fé é muito maior que uma simples crença, que qualquer um pode ter.
A história cristã relata que a Reforma protestante tomou forma com Lutero a partir de um pequeno trecho do livro de Romanos que ele estudava (Rm. 1:17 – “Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé , como está escrito: "O justo viverá pela fé"). Esta fé, que Paulo fala e impactou Lutero seria apenas um estilo de vida crendo? Não, o termo bíblico fé vai além , não é simplesmente crença, mais fidelidade. O Justo viveria pela sua fidelidade. Fidelidade fala de compromisso, de vida com Deus.
Tiago então, fala que aquele que quer ter sabedoria, peça a Deus com fidelidade de vida. Para sermos filhos de pastores e líderes sábios, devemos Ter fidelidade para com Deus, uma vida na presença de Deus. Para alcançarmos essa percepção da vontade de Deus, é necessário “relacionamento com Deus”.
E como alcançamos este relacionamento? Através de dois caminhos: Bíblia, e oração (petição).
Rm. 10:17 – “Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.” A fidelidade, o relacionamento com Cristo só vem pelo ouvir a Palavra de Deus. Quando se fala de ouvir, não é simplesmente escutar sermões, mas praticá-los ( em Hebraico, ouvir –Shemá- significa escutar e praticar). A sabedoria só vem através da prática de vida cristã, vem como um passe de mágica, mas só seremos pessoas sábias a partir do momento que praticarmos os ensinamentos de Cristo.
Petição: Um dos ensinos de Cristo é o relativo a Oração. A Oração é o elo mais profundo de ligação entre o homem e o Criador. É o momento do diálogo, aonde nos revelamos a Deus e Ele se revela a nós. A vida de oração deve ser uma constante em nós, pois, o próprio Apóstolo Paulo adverte, na primeira carta aos Tessalonicenses 5:17 - “Orem continuamente”.
Nós, como filhos de pastores e líderes devemos ter em nossa mente que Deus tem um plano especial para nós. Por isso mesmo, ele irá nos provar, para que, a medida em que vençamos as adversidades, possamos adquirir maturidade e experiência, vivência e relacionamento com Deus, para que possamos administrar de maneira sábia a vida que Deus tem para nós.

Nenhum comentário: